199 30/11/2019 às 09:43

13º salário | Procon de Linhares orienta sobre melhor forma de utilizar o benefício

Redação Em Dia

E a grande pergunta é: qual é a melhor forma de aplicar o dinheiro extra?

13º salário | Procon de Linhares orienta sobre melhor forma de utilizar o benefício
Dentro de poucos dias estará disponível para todos os trabalhadores formais assalariados, além de aposentados e pensionistas, a primeira parcela do 13º terceiro salário. O benefício, instituído em 1962, é o mais aguardado pela população, principalmente com a aproximação do fim de ano, e as festividades de Natal e Réveillon.

E a grande pergunta é: qual é a melhor forma de aplicar o dinheiro extra? Diante do questionamento, da importância das datas comemorativas de final de ano, e em respeito ao consumidor, o Procon Linhares orienta quanto ao consumo consciente e aconselha a prática de alguns atos de planejamento que podem evitar o endividamento e, ao mesmo tempo, proporcionar o bom aproveitamento da verba extra representada pelo 13º salário.

O Procon Municipal de Linhares orienta os consumidores a usarem o benefício na renegociação de dívidas que tenham as taxas de juros mais elevadas, como cartão de crédito, cheque especial, empréstimo ou financiamento. Outra opção é utilizar o valor para pagamentos à vista, e, nesse caso, é comum o consumidor ainda obter descontos. "Se tiver um financiamento, vale à pena aproveitar o dinheiro extra para antecipar uma ou mais parcelas", destaca o diretor do Procon Linhares, Geraldo Roza.

Compras de fim de ano e viagem

Com a proximidade das festas de fim de ano, há também acúmulo de despesas extras com compra de presentes, pacotes de viagens, férias, pagamento de IPVA e de materiais e mensalidades escolares. Quem não tem dívidas, acaba reservando o valor para outros gastos, que podem ser domésticos ou com lazer, mais ainda assim é preciso cautela.

Por isso é importante pesquisar bem os preços, listar todas as despesas do mês e as que envolvem as festas: ceia, roupas novas, presentes, cabeleireiro, dentre outros. "É importante relacionar todas as pessoas que você deseja presentear, estipulando valor máximo", orienta Geraldo Roza.

Caso a pessoa pretenda usar o 13º salário para viajar, vale escolher o destino com antecedência e planejar os gastos. É importante calcular os possíveis gastos com hospedagem, passagens, alimentação, seguro viagem, aluguel de automóvel, combustível, pedágios, passeios, lembranças, dentre outros.

Contas de início de ano

Não se empolgar com a possibilidade gastos extras é uma grande virtude, visto que muitos consumidores precisam arcar com o pagamento de tributos como IPVA e IPTU no início, além das despesas com a escola dos filhos e a fatura do cartão de crédito das compras de fim de ano. Por isso, planejamento é a palavra-chave.

"As taxas de juros podem variar de um banco para o outro e, por ser uma operação de crédito, envolve outros custos (tarifas, impostos). Por isso pesquise e informe-se no seu banco como funciona. Se não estiver com a 'corda no pescoço', aguarde mais um pouco, pois a antecipação pode ser apenas mais uma dívida", destaca o diretor do Procon Linhares, Geraldo Roza.
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Despesas com saúde ficam em 9,2% do PIB e somam R$ 608,3 bilhões em 2017 Despesas com saúde ficam em 9,2% do PIB e somam R$ 608,3 bilhões em 2017
  2. 2

    2 - Sefaz divulga índice de participação dos Municípios Definitivo do ICMS para 2020 Sefaz divulga índice de participação dos Municípios Definitivo do ICMS para 2020
  3. 3

    3 - Pagamento do 13º do Bolsa Família começa nesta terça-feira Pagamento do 13º do Bolsa Família começa nesta terça-feira
  4. 4

    4 - Confiança do consumidor marca 47,2 em novembro e fica abaixo do índice registrado no ... Confiança do consumidor marca 47,2 em novembro e fica abaixo do índice registrado no ...
  5. 5

    5 - Bandeira tarifaria em dezembro será amarela, diz Aneel Bandeira tarifaria em dezembro será amarela, diz Aneel
  6. 6

    6 - 13º salário | Procon de Linhares orienta sobre melhor forma de utilizar o benefício 13º salário | Procon de Linhares orienta sobre melhor forma de utilizar o benefício

Enquete

Resultado

Você acha que entende de economia?


  • Sim. Eu entendo
  • Um pouco. Preciso melhorar mais
  • Não. Deixo para quem sabe
  • Totalmente leigo

 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca