867 14/03/2021 às 16:54 - última atualização 04/04/2021 às 15:30

Márcia Baunilha | ‘’O livro quer despertar nas pessoas reflexões ...

Por Joacles Costa

Redação Em Dia ES

a respeito da transmissão, de uma geração para a outra’’
O livro quer despertar nas pessoas reflexões a respeito da transmissão, de uma geração para a outra
A escritora Márcia Baunilha nasceu em Vitória - ES, no dia 05 de Novembro de 1968. É Graduada em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, pós graduada em Psicologia da Família pela UNISA (Universidade de Santo Amaro) e cursando formação em Psicanálise Clínica em fase de conclusão na Escola Freudiana.  

Joacles Costa: Quais as suas publicações?
Márcia Baunilha: A Língua Portuguesa em Versos (primeira e segunda edição), um livro de poesia trabalhando questões da língua portuguesa (gramática, literatura e redação); Entre Quatro Paredes – Reflexões e Relatos de uma Professora, que discorre sobre questões de família e escola; e A Casa Que Guardava Segredos, literatura infantil trabalhando relações interpessoais, conflitos e segredos familiares.

Joacles Costa: Como nasceu esta ideia de escrever o livro A CASA QUE GUARDAVA SEGREDOS?
Márcia Baunilha: Nasce da paixão de abordar aspectos relacionais no contexto familiar de maneira lúdica para que tanto crianças quanto adultos pudessem refletir sobre questões complexas e profundas delicadamente.

Joacles Costa: Qual a maior mensagem deste livro a partir da sua experiência ao escrevê-lo?
Márcia Baunilha: O livro quer despertar nas pessoas reflexões a respeito da transmissão, de uma geração para a outra, de conceitos e ideias que revelam conflitos e sentimentos negativos, que uma vez instaurados são perpetuados sem questionamentos. Ao escrevê-lo, objetivo levar as pessoas a compreenderem que o contexto de uma família incide sobre muitas outras e por extensão sobre uma comunidade. Também proponho a possibilidade de mudança no status quo. Mudança essa possível por iniciativa de algum dos envolvidos no processo em algum momento da história.

Joacles Costa: Qual o segredo de um bom texto infantil?
Márcia Baunilha: Essa é uma questão complexa. O que deve se considerar um bom texto infantil? Temos diversos tipos de leitores com formações, interesses e vivências próprias. Também há o interesse do autor que pode variar da simples produção de entretenimento até a transmissão de conhecimentos de áreas diversas. No meu caso, o objetivo é a transmissão de conhecimentos visando mudança de comportamento, melhoria na qualidade das relações interpessoais e familiares através dos ricos componentes que permeiam a literatura infantil. Mas, ao final, seja qual for o público deve produzir encantamento no leitor. 

Joacles Costa: É preciso ser craque em gramática para escrever com qualidade?
Márcia Baunilha: Não. É preciso ser um leitor atento. 

Joacles Costa: Qual o papel da literatura na formação da criança?
Márcia Baunilha: Instigar a imaginação, ampliar seu universo conceitual, possibilitar viagens imaginárias, promover conhecimento através da ludicidade.

Joacles Costa: Todo livro pode ser usado com fins pedagógicos? Por outro lado, se o professor se preocupa demais com o aspecto didático, pode acabar se esquecendo da literatura?
Márcia Baunilha: Sim, qualquer livro pode ser usado para fins pedagógicos. E sim, o aspecto literário pode estar incorporado ao aspecto pedagógico. Mas, se o professor não tiver sabedoria na utilização do mesmo ele pode suprimir a riqueza literária. 

Esse livro não foi desenhado, foi modelado e ilustrado com massinha de modelar. E fala da história de uma casa muito especial! Cujos moradores, "viveram felizes para sempre" quando descobriram o verdadeiro significado da palavra família.

Título: A CASA QUE GUARDAVA SEGREDOS

Autor: MÁRCIA BARROS BAUNILHA
Ano: 2011
Preço: R$ 30,00
Editora: Edição do Autor
Onde Comprar: Direto com a escritora pelo whatsapp (27) 99864-4610
Leitura EM DIA: O que você está lendo no momento? O Trauma do Nascimento de Otto Rank; Decifrando A Linguagem dos Bebês do ABREP.

O artigo publicado é de inteira responsabilidade exclusiva de seu autor e não representam as ideias ou opiniões do site EMDIAES.
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Leitura Em Dia | Alcoforado ‘’TDAH: O cérebro é a nossa máquina pensante que gera ações ... Leitura Em Dia | Alcoforado ‘’TDAH: O cérebro é a nossa máquina pensante que gera ações ...
  2. 2

    2 - Coluna: Wyatt | ‘’Minha poesia é o outro lado das tuas pupilas ... Coluna: Wyatt | ‘’Minha poesia é o outro lado das tuas pupilas ...
  3. 3

    3 - Coluna: Neves | Quando eu escrevo me sinto realizada Coluna: Neves | Quando eu escrevo me sinto realizada
  4. 4

    4 - Caminhada e romarias marcam a festa de Nossa Senhora da Saúde, padroeira da Diocese de ... Caminhada e romarias marcam a festa de Nossa Senhora da Saúde, padroeira da Diocese de ...
  5. 5

    5 - Enem no EmDiaES | Tudo que você precisa saber para o Enem Enem no EmDiaES | Tudo que você precisa saber para o Enem
  6. 6

    6 - Secult divulga resultado da segunda etapa do Edital Emergencial da Cultura Secult divulga resultado da segunda etapa do Edital Emergencial da Cultura

Enquete

Resultado

Você sabe diferenciar uma fake news?


  • Sim
  • Não
  • não sabe

 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca