576 04/04/2022 às 20:15 - última atualização 17/04/2022 às 20:39

Leitura Em Dia | Lygia Fagundes Telles. Um adeus

Por João Fiorot _ #11

Redação Em Dia ES

Dona de um texto pungente, conciso, com uma linguagem capaz de enredar facilmente o leitor
Lygia-Fagundes-Telles-Um-adeus
No mundo onde os homens jogam dominó em um tabuleiro de damas, as mulheres jogam xadrez — sempre três jogadas à frente de qualquer um de nós do sexo masculino. As personagens de Lygia Fagundes Telles deixam isso bem claro, além de também esclarecerem uma série de outras coisas aos olhares mais atentos. 

Infelizmente, Lygia nos deixou no dia 03 de abril de 2022, aos 98 anos de idade e eu não poderia deixar de dedicar algumas linhas a ela.

Dona de um texto pungente, conciso, com uma linguagem capaz de enredar facilmente o leitor, Lygia ajudou-me a desenvolver o tal do pensamento complexo, que é quando conseguimos imaginar as coisas fora do binarismo de tudo ser preto ou branco, certo ou errado. Esse fla x flu infernal que virou o mundo por causa das simplificações que a tecnologia trouxe. A escritora fez isso não apenas através de sua narrativa e personagens, mas também através da sua própria voz, doce, suave, maternalmente sagaz, que pode ser ouvida em entrevistas e relatos.

Enquanto escritor, outra coisa que não pude deixar de aprender com Lygia foi a relação que seus personagens têm com a vida real. A grande coerência das suas criações mora, justamente, na espontaneidade dos encontros improváveis e nas eventuais contradições que possam existir nas pessoas. Não apenas isso ajuda a entender a dinâmica de criar personagens interessantes, mas também de como conviver com pessoas reais que, por vezes, são improváveis em nossas vidas e estão cheias de contradições maravilhosas.

Por fim, mas não menos importante, com a dama da literatura brasileira, aprendi a perceber que apesar de o tempo ser extremamente influente para as pessoas, nem sempre, todo mundo o vive e o percebe da mesma forma. Cada um extrai e interage da maneira como pode com o que o momento dá. Lygia me fez mais compreensivo e tolerante além de chamar a atenção para estar atento a sutilezas que de outra maneira eu não estaria.

Eu nunca sonhei com Lygia, mas que seja cada vez mais lida e contemplada.


O artigo publicado é de inteira responsabilidade exclusiva de seu autor e não representam as ideias ou opiniões do site EMDIAES.
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Leitura Em Dia | Mundo literário comemora a chegada do mais novo escritor Leitura Em Dia | Mundo literário comemora a chegada do mais novo escritor
  2. 2

    2 - Bolsonaro veta nova Lei Aldir Blanc, que previa R$ 3 bilhões para Cultura Bolsonaro veta nova Lei Aldir Blanc, que previa R$ 3 bilhões para Cultura
  3. 3

    3 - Cultura popular capixaba de luto; morre Mestre Terto Cultura popular capixaba de luto; morre Mestre Terto
  4. 4

    4 - Leitura Em Dia | Lygia Fagundes Telles. Um adeus Leitura Em Dia | Lygia Fagundes Telles. Um adeus
  5. 5

    5 - Atrativos turísticos capixabas são apresentados em feira no Rio Grande do Sul Atrativos turísticos capixabas são apresentados em feira no Rio Grande do Sul
  6. 6

    6 - Leitura Em Dia | Não seria melhor ler algo mais fácil? Leitura Em Dia | Não seria melhor ler algo mais fácil?

Enquete

Resultado

Você sabe diferenciar uma fake news?


  • Sim
  • Não

 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca