1249 08/08/2020 às 19:05 - última atualização 20/11/2020 às 22:05

Enem no EmDiaES | Tudo que você precisa saber para o Enem

Por Julieverson Figueredo

Redação Em Dia ES


Nota do Enem: onde usar e quais as suas diversas possibilidades

Para quem está no terceiro ano do Ensino Médio e pretende cursar uma faculdade sabe que uma das maneiras mais viáveis atualmente no Brasil é através do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. Porém, muitas vezes os estudantes focam em apenas um tipo de processo seletivo para tentar a vaga para a faculdade e esquecem as diversas possibilidades que esse exame proporciona.

A nota do Enem permite ser usada de diversas formas, e é isso que vou te mostrar hoje.






Afinal, qual curso superior escolher?

Para quem está no último ano do ensino médio, se preparando para o Enem. sabe que essa é uma das etapas mais importantes da nossa vida. Tenho algumas ressalvas com essa situação, afinal, exigir que alguém de 17, 18, 19 anos escolha a profissão que levará para vida toda e que afetará o seu futuro (com sorte, positivamente) é meio problemático, mas, esse é o sistema, e lutar contra ele às vezes torna-se contraproducente.

Minha intenção hoje é ajudar aqueles que, assim como eu, já se questionaram diversas vezes sobre "mas como escolher um curso superior?", "em qual instituição de ensino estudar?".




O sistema de cotas e a sua importância

O debate sobre o sistema de cotas está cada vez mais presente nas rodas de conversa. Enquanto algumas pessoas concordam com a sua existência e acreditam em sua necessidade para suprir preconceitos históricos no Brasil, outras têm críticas às instituições que o utilizam por não entender a sua importância, defendendo uma realidade baseada na 'meritocracia' que não funciona no Brasil.

O sistema de cotas, também conhecido como ações afirmativas ou política de cotas, é uma política pública que atua no sentido de garantir o acesso de alguns grupos de pessoas a oportunidades em que elas são desfavorecidas por uma série de situações. 



Enem Digital: como se preparar para a nova modalidade da prova?

Um novo formato de realização do do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi anunciado em julho de 2019, o Enem Digital, projeto piloto que, em 2020, será aplicado para 100.000 candidatos em alguns municípios. A ideia do Inep, é consolidar em 2026 nova modalidade, quando se tornará o único modelo de realização da prova.

Então, quem está pensando em concorrer a uma vaga em universidade pública usando a nota das próximas edições do Enem deve saber como essas mudanças afetarão a realização as provas.

Mas, e neste ano? Como se preparar para o Enem Digital?




Mas e se eu ir mal no Enem?

A três meses do Enem, todos nós já estamos cansados, exauridos da rotina pesada de estudos e, em alguns casos, somada a de trabalho. Antes de tudo, saiba que todo o esforço vale a pena e conhecimento nunca é demais. Falo isso porque o pensamento de que "preciso passar no vestibular agora para não 'perder' tempo'" é real, e acomete diversos alunos que irão prestar o Enem. É claro que todos nós queremos ao sair as notas do Enem, saber que tivemos um desempenho bom para cursar a faculdade desejada, mas nem sempre isso acontece, e é normal!





O que fazer a 3 meses do Enem?

Faltam apenas 3 meses para o Enem. Sem dúvidas, esse será mais desafiador de toda a sua história, não apenas pela pandemia, mas também porque nos últimos anos, é perceptível que o nível de dificuldade da prova vem aumentando. A edição de 2020 acontecerá em janeiro de 2021, e agora, mais do que nunca, é o momento de ter uma boa base para seguir firme nos estudos.

Se você ainda não começou a estudar, está sim atrasado. Mas calma! Nem tudo está perdido! Ainda dá tempo de se preparar e tirar uma boa nota, mas obviamente será preciso um esforço maior.




Como vencer o cansaço físico e mental e estudar com mais energia

Chegamos a outubro. Estamos exaustos física e mentalmente. Mas calma! Isso é normal. Mesmo se estivéssemos em um ano normal, já seria difícil, mas devido a pandemia de Coronavírus, e toda a crise gerada por ela, nos sentimos mais desmotivados, às vezes sem perspectiva do futuro. Mas hoje, eu estou aqui para te dizer que não é momento de desistir! Não damos tão longe para agora morremos na praia.

É completamente normal sentir cansaço e desânimo nessa altura do campeonato. Com um ritmo tão pesado de estudos ao longo do ano, é chegada a hora em que sentimos o peso, e é aí que entra a importância de algumas estratégias para criar ânimo e diminuir o cansaço.




A importância do pensamento positivo e de comemorar cada conquista na hora dos estudos

A felicidade promove o sucesso. É o que Shawn Achor no livro "O Jeito Harvard de Ser Feliz". Entretanto, isso significa que você não precisa ficar esperando obter o sucesso na vida para ser feliz, mas que, se você for feliz no que faz, o sucesso é uma consequência disso. O best-seller concentra-se em mostrar o desenvolvimento de uma nova área na psicologia, denominada Psicologia Positiva. O autor conseguiu identificar sete princípios que poderiam ajudar, a partir da felicidade, na promoção do sucesso e da realização.




Como as redes sociais podem ajudar na preparação para o Enem?

Que as redes sociais têm os seus malefícios todo mundo sabe. Passar horas deslizando a tela do celular no Instagram ou Twitter, por exemplo, não é recomendado. Entretanto, as redes podem ser úteis nos estudos, caso saiba como usar da maneira correta.

Nos últimos anos, novos tipos de influenciadores surgiram: os de educação. São, em sua maioria, jovens que, ao longo da sua própria preparação para o vestibular, começaram a criar conteúdo para tanto poderem revisar as matérias, como também para ajudar os outros vestibulandos.




Saúde mental: aspecto primordial para ir bem no vestibular

Ansiedade, incertezas, medos e inseguranças. Quem está se preparando para o Enem e/ou outros vestibulares sabe que a pressão exercida por terceiros, ou por nós mesmos, é gigante! Frequentemente, sentimos que não vamos conseguir, que a matéria atrasada não ficará em dia, que não estamos sendo produtivos o suficiente etc. Mas calma! Hoje eu venho aqui pra dizer que tudo vai ficar bem.

Quando deixamos esses pensamentos ecoarem na nossa cabeça, os prejuízos promovidos por eles são inúmeros. Cuidar da saúde mental é uma das etapas mais importantes da preparação para o vestibular.




O que é a TRI e como ela pode afetar sua nota no Enem

Quem está se preparando para o Enem sabe que para tirar uma boa nota e entrar no curso desejado são nescessárias algumas estratégias, que vão além de apenas estudar as matérias mais cobradas. O método de correção do exame é chamada de Teoria de Resposta ao Item (TRI). Trata-se de um sistema capaz de analisar as questões que o estudante respondeu corretamente e dar um peso específico para cada acerto. 

A estrégia para o Enem, quando falamos de TRI é apenas uma: foque nas questões fácies. As perguntas são divididas previamente em grupos: fáceis, médias e difíceis. Elas estão misturadas ao longo da prova e não estão sinalizadas, o estudante não sabe qual questão pertence a qual grupo




Quais matérias priorizar a 4 meses para o Enem?

Faltando pouco mais de 4 meses para a realização do Enem, a partir de agora os participantes que farão a prova precisam priorizar os conteúdos que são mais cobrados. Como já falamos anteriormente aqui na coluna, a prova conta com matérias referentes aos três anos do ensino médio, condensadas em quatro provas com 45 questões cada, além de uma redação. Não caia na armadilha de querer revisar tudo, ou de concentrar energia em assuntos que pouco aparecem no exame.

Para evitar transtornos, confira abaixo uma lista de assuntos para priorizar na hora dos estudos.




Os segredos para tirar um notão em Matemática no Enem

Devido à dificuldade que a maioria dos alunos têm com a matéria, somada com a maneira como a banca cobra os conteúdos, a prova de matemática é uma das mais temidas por quem vai fazer o Enem.  As questões demandam reflexão e raciocínio lógico. Os problemas aparecem de forma contextualizada, com textos, e a necessidade da interpretação de grandes enunciados. 

Entretanto, a prova de matemática tem o poder de elevar sua nota, devido à TRI, que falei um pouco no artigo sobre redação (leia aqui). Por isso, hoje apresento algumas dicas que com certeza vão ajudar a subir sua nota na hora da prova, e garantir a vaga no curso dos seus sonhos. 




Podcast | Enem No Em Dia: um bate-papo sobre redação

Temida pela grande maioria dos candidatos, a redação do Enem é uma das etapas mais importantes da prova, já que ela é a única em que você consegue atingir a nota máxima, o tão sonhado 1000! 

A redação do Enem sempre irá fornecer para os candidatos uma frase-tema, que  geralmente tratará de um problema atual da sociedade brasileira. A banca de correção cobra também dos participantes uma proposta de intervenção, e o texto deve ser escrito em até 30 linhas e na estrutura de dissertação argumentativa. 

Para ajudar quem está se preparando para o vestibular, Julieverson Figueredo conversa com o professor de língua portuguesa João Fiorot, que deu dicas muito importantes de redação para quem está se preparando para o Enem.




Como fazer uma boa redação no Enem: competências, pontuação e correção gratuita

Temida pela grande maioria dos candidatos, a redação do Enem é uma das etapas mais importantes da prova, já que ela é a única em que você consegue atingir a nota máxima, o tão sonhado 1000! Isso se deve à TRI (Teoria de Resposta ao Item), que é o algoritmo usado pelo Inep para corrigir e dar nota às questões da prova. A Teoria é um modo de legitimar a prova e os conhecimentos dos alunos que a fazem e também é uma forma de impedir o 'chute'.

A redação do Enem sempre irá fornecer para os candidatos uma frase-tema, que geralmente tratará de problema atual da sociedade brasileira. A banca de correção cobra também dos participantes uma proposta de intervenção. O texto deve ser escrito em até 30 linhas e na estrutura dissertativa-argumentativa.

Essa semana, conversei com o professor de língua portuguesa João Fiorot, que deu dicas de redação primordiais para quem está se preparando para o Enem. Confira aqui. 




Cronograma de estudos, dicas de planejamento e curso preparatório gratuito

Faltando apenas 5 meses para o Enem, se você ainda está perdido, desmotivado e sem saber por onde começar a estudar, deve está pensando: ainda dá tempo de se preparar para o Enem? Bom, eu te afirmo que sim! É claro, o tempo de preparação que você tem é obviamente menor comparado com quem começou em meados de fevereiro e março. Mas, com um bom planejamento de estudos - que iremos te ensinar a montar hoje - você conseguirá ter um bom desempenho na hora da prova em janeiro.
 
Sabendo que temos pouco tempo, a proposta de começar a estudar agora para o ENEM é baseada em uma palavra: comprometimento. Se a aprovação para o ensino superior for sua meta, essa deve ser a palavra que irá te acompanhar até o dia prova. Entretanto, isso não quer dizer que você deve estudar de forma excessiva e exaustiva. Passar 10, 15 horas por dia com "a cara nos livros" não é saudável! 
 
Equilíbrio é essencial, e o planejamento faz parte parte disso. Se você está perdido, siga essas 6 dicas e monte o cronograma perfeito!




A importância de se conhecer a Matriz de Referência do Enem

Todos os anos, milhões de estudantes do Brasil realizam a maior prova de vestibular do país, o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. As notas do exame podem ser utilizadas para ingressar no ensino superior do Brasil, em todas as universidades federais, através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O resultado também pode ser usado em outros programas, como o Universidade para Todos (ProUni) - que oferece bolsas de estudo parciais ou integrais - e o Financiamento Estudantil (FIES) - que financia cursos sem juros ou com juros baixos em instituições particulares.

Quem já fez a prova sabe: muito mais que um teste de conhecimento, o exame é uma verdadeira prova de resistência! São 180 questões divididas em dois de dias de prova. No primeiro dia, são 45 questões de Linguagens, 45 de Ciências Humanas e uma redação dissertativa-argumentativa. Já o segundo dia, por sua vez, conta com 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza. 

O conteúdo desta longa prova é tudo o que você viu em seu ensino médio, de uma maneira bastante contextualizada e em situações que podem ser vivenciadas no dia a dia. O Inep - órgão ligado ao Ministério da Educação que organiza o Enem - determina, por meio de um edital, os assuntos que serão cobrados nas provas e ainda a matriz de referência do Enem.



 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Caminhada e romarias marcam a festa de Nossa Senhora da Saúde, padroeira da Diocese de ... Caminhada e romarias marcam a festa de Nossa Senhora da Saúde, padroeira da Diocese de ...
  2. 2

    2 - Enem no EmDiaES | Tudo que você precisa saber para o Enem Enem no EmDiaES | Tudo que você precisa saber para o Enem
  3. 3

    3 - Secult divulga resultado da segunda etapa do Edital Emergencial da Cultura Secult divulga resultado da segunda etapa do Edital Emergencial da Cultura
  4. 4

    4 - Coluna: Leal | “A Simplicidade e a Realidade Mostram Muito do Nosso Cotidiano” Coluna: Leal | “A Simplicidade e a Realidade Mostram Muito do Nosso Cotidiano”
  5. 5

    5 - Coluna: Cazé | “Combater o racismo e fundamentar uma política antirracista, ... Coluna: Cazé | “Combater o racismo e fundamentar uma política antirracista, ...
  6. 6

    6 - SEDH apresenta programação para Novembro Negro SEDH apresenta programação para Novembro Negro
 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca