564 09/08/2020 às 08:09 - última atualização 22/08/2020 às 12:37

Coluna: Neves | "A missão é árdua como sobrevivência, mas nada é impossível."

Por Joacles Costa

Redação Em Dia ES

É preciso colocar tudo no papel para no futuro ter os originais e, assim digitar!
Neves A missão é árdua como sobrevivência, mas nada é impossível
Saudações Renovadas  
 
A escritora Maria das Graças Silva Neves, nasceu em Pancas, ES, em 02 de agosto de 1949; entrou no mundo da literatura através da música. Licenciada em Música no Instituto Villa Lobos da UNIRIO, em 1973; professora e fundadora do Centro Musical Villa Lobos, 1973; membro titular da Academia Nacional de Música, ocupando a cadeira nº 25 e membro da AFESL - Academia Feminina Espírito-Santense de Letras. Publicou vária obras. As principais são: Graça, que graça! A vida (poesias 1990); Variações sobre o mesmo tempo (poesias, 1996); Em 2014, relançou Sibila e a Escada Musical, em edição bilíngue.

Maria das Graças nos conta que, na infância, recebia de presente muitos livros e na casa dela, o pai, apesar de não ter tido muito estudo; ele comprava uma quantidade enorme de livros, e montou uma biblioteca para os filhos com os autores mais importantes da Literatura Brasileira.
 
Acompanhe abaixo a entrevista com a escritora Gracinha
 
Joacles Costa: Quais são seus livros publicados?
Maria das Graças Silva Neves: Graça que graça, a Vida-1990; Variações sobre o mesmo tempo-1996; Sibila e a Escada Musical-1996; Coral dos Ventos-1996; Trevo de Quatro Folhas (parceria)1998; Viveiro do Silêncio- Le Vivier du Silence (português-francês)-2000, Artes e Letras Capixabas -2003(Org.); Trilogia Musical-2004 (Org.); Letras Capixabas em Arte (Org.)2009; O Folclore na Educação Musical (2012 ); segunda edição “Sibila e a Escada Musical” inglês -português (2013).
 
Joacles: Quais os clássicos brasileiros que você gosta de ler?
Gracinha: Sempre adorei ler Machado de Assis, Monteiro Lobato, José de Alencar, por ter facilmente à mão na biblioteca de nossa casa, mas me identifiquei com Mário de Andrade, por ter lido muitos textos sobre música, era um senhor entendido; mas como gosto muito de poesia, me relaciono com Drumond e Cecilia Meireles. Gosto de ler os autores capixabas, por ter que reconhecer que é preciso conhecê-los e apoiá-los, através de suas obras. 
 
Joacles: Os escritores locais enfrentam dificuldades de divulgação dos trabalhos?
Gracinha: Sim. Falta primordialmente a imprensa capixaba apoiar e divulgar os lançamentos e dar chance aos novos escritores. O que não acontece! A iniciativa que vejo no momento, é retornar com a Lei Rubem Braga (Lei de incentivo à cultura do município de Vitória-Es) para dar apoio à produção dos escritores; além de estabelecer novas parcerias com empresas privadas. No entanto, não se pode acovardar. É preciso colocar tudo no papel para no futuro ter os originais e, assim digitar! Importante, ter a consciência que a missão é árdua como sobrevivência, mas nada é impossível.
 
O livro Sibila e a Escada Musical, em edição bilíngüe, reporta ao ensinamento das notas musicais, através da percepção sensorial e a relação com as ilustrações do artista plástico Attilio Colnago.



Leitura Em Dia
Cibersolidão de Jô Drumond.

Título: O livro bilíngue “Sibila e a Escada Musical” português- inglês.
Autor: Maria das Graças Silva Neves
Ano: 2013
Classificação: Literatura infanto-juvenil
Editora: Dossi Editora Gráfica
Valor: R$25,00
Onde comprar: Papelaria Peper no Centro da Praia – Vitória/ES - Telefone: (27) 3225-0204

Revisão de texto: Max Maciel

O artigo publicado é de inteira responsabilidade exclusiva de seu autor e não representam as idéias ou opiniões do site EMDIAES.
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Caminhada e romarias marcam a festa de Nossa Senhora da Saúde, padroeira da Diocese de ... Caminhada e romarias marcam a festa de Nossa Senhora da Saúde, padroeira da Diocese de ...
  2. 2

    2 - Enem no EmDiaES | Tudo que você precisa saber para o Enem Enem no EmDiaES | Tudo que você precisa saber para o Enem
  3. 3

    3 - Secult divulga resultado da segunda etapa do Edital Emergencial da Cultura Secult divulga resultado da segunda etapa do Edital Emergencial da Cultura
  4. 4

    4 - Coluna: Leal | “A Simplicidade e a Realidade Mostram Muito do Nosso Cotidiano” Coluna: Leal | “A Simplicidade e a Realidade Mostram Muito do Nosso Cotidiano”
  5. 5

    5 - Coluna: Cazé | “Combater o racismo e fundamentar uma política antirracista, ... Coluna: Cazé | “Combater o racismo e fundamentar uma política antirracista, ...
  6. 6

    6 - SEDH apresenta programação para Novembro Negro SEDH apresenta programação para Novembro Negro
 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca