964 30/03/2021 às 18:55 - última atualização 30/03/2021 às 19:41

Mil jovens participam de curso de formação de liderança na bacia do rio Doce

Redação Em Dia ES

Parceria atende a cinco instituições que terão projetos subsidiados e ainda há vagas disponíveis

Mil jovens participam de curso de formação de liderança na bacia do rio Doce. Foto Reprodução
Cerca de mil moradores da bacia do rio Doce estão participando de um curso on-line para formação de liderança jovem em localidades atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG). A plataforma de ensino a distância (EAD) foi lançada neste mês pela Fundação Renova. As aulas são feitas no formato digital devido ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.
 
O curso tem previsão de duração até o fim de julho de 2021. Depois, o programa entrará na etapa de elaboração de projetos com os jovens para promover a transformação e o engajamento na reparação da bacia do rio Doce. Os projetos selecionados terão aporte e subsídio financeiro garantidos pela Fundação Renova. As ações são voltadas à revitalização ambiental, social, econômica e cultural dos municípios atingidos.
 
As aulas podem ser acessadas por múltiplos dispositivos: desktop, notebook, celulares Android e iOS, tablets e smartTVs. Os alunos inscritos nos projetos em 41 municípios atingidos participam de atividades de diversos formatos, tanto streaming (transmissão em tempo real) como aulas pré-gravadas. Os conteúdos são transmitidos por meio de quizzes (jogos de perguntas), fóruns ou e-books, por exemplo.
 
A iniciativa da Fundação Renova tem parceria com cinco instituições: Associação Mineira das Escolas Famílias Agrícolas (Amefa); Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD); Fundação Geraldo Perlingeiro Abreu; Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds); e Lumiar Ambiental.
 
As instituições foram divididas em cinco áreas ao longo da bacia do rio Doce, em Minas Gerais e Espírito Santo, e cada uma delas elaborou um projeto para atuação dos jovens, respeitando os objetivos de envolvimento e engajamento com a revitalização local e regional dos territórios. Elas já promoveram as etapas de integração, mobilização e acolhimento dos jovens.
 
Por ter sido a última organização a ter as inscrições encerradas, a Associação Mineira das Escolas Famílias Agrícolas ainda está na fase do processo seletivo, no baixo rio Doce (Resplendor, Itueta e Aimorés, em Minas Gerais; e Baixo Guandu, Colatina e Marilândia, no Espírito Santo). O curso começou com conteúdo comum para as cinco áreas, incluindo aspectos históricos, socioeconômicos e socioambientais relacionados à bacia do rio Doce. Após essa etapa, cada instituição vai trabalhar com metodologia conceitual própria, proposta no plano de trabalho inicial apresentado e aprovado no edital.
 
Mobilização permanente
Apesar de as inscrições iniciais estarem encerradas, com exceção de uma instituição, o projeto trabalha com o conceito de mobilização permanente a fim de atender de maneira flexível à realidade de participação e engajamento dos jovens no contexto da pandemia de Covid-19.
 
Esse conceito permite que outros jovens sejam selecionados ao longo do processo, dependendo do número de vagas disponibilizadas no período de duração do curso. Para mais informações sobre cada instituição e as ações que serão desenvolvidas nos territórios, os interessados devem acessar o site da Fundação Renova (https://www.fundacaorenova.org).
 
O Projeto Formação de Lideranças Jovens é uma ação compensatória e faz parte do Programa de Educação para Revitalização da Bacia do Rio Doce, atendendo ao Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC).
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Confira lista de classificados para cursos on-line do Qualificar ES Confira lista de classificados para cursos on-line do Qualificar ES
  2. 2

    2 - Mil jovens participam de curso de formação de liderança na bacia do rio Doce Mil jovens participam de curso de formação de liderança na bacia do rio Doce
  3. 3

    3 - Programa de Estágio | Suzano abre inscrições para 60 vagas a partir desta segunda (29) Programa de Estágio | Suzano abre inscrições para 60 vagas a partir desta segunda (29)
  4. 4

    4 - Sine de Linhares inicia a semana com 259 oportunidades de emprego Sine de Linhares inicia a semana com 259 oportunidades de emprego
  5. 5

    5 - Aracruz: Inscrições para contratação de guarda-vidas terminam no dia 24 de novembro Aracruz: Inscrições para contratação de guarda-vidas terminam no dia 24 de novembro
  6. 6

    6 - Emprego: ES inicia semana com mais de 500 oportunidades para todos os níveis de ... Emprego: ES inicia semana com mais de 500 oportunidades para todos os níveis de ...

Enquete

Resultado

O que você acha dos cursinhos para o Enem?


  • Bom: precisa melhorar
  • Ótimo: é essencial
  • Excelente: agrega valor
  • Fundamental: preparação

 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca