702 04/04/2022 às 19:41 - última atualização 12/04/2022 às 14:28

Empreendedorismo, turismo e qualidade do café são temas de encontro em Linhares

Redação Em Dia ES

Os produtores participaram de palestras sobre empreendedorismo, qualidade da bebida e turismo local, para o fomento e agregação de valor ao café
Empreendedorismo, turismo e qualidade do café são temas de encontro em Linhares. Foto Divulgação
No Encontro de Café de Qualidade realizado em Santa Cruz de Terra Alta, no distrito de São Rafael, em Linhares, norte do Espírito Santo, na sexta-feira (1º/4), os produtores participaram de palestras com os temas empreendedorismo, qualidade da bebida e turismo local, importantes para o fomento e agregação de valor ao café. A ação é parte integrante do Linhares Coffee, o Programa Municipal de Incentivo à Qualidade de Café da Prefeitura de Linhares.

O secretário de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, pontuou que desde 2017 o Município vem seguindo um planejamento, passo a passo, para levar melhorias para os produtores rurais, a exemplo da construção de caixas secas e de barragens, para aumentar e fortalecer a capacidade hídrica do município e melhorar a qualidade do solo e, também, os polos de fruticultura que foram implantados e que serão ampliados, e os resultados vem servindo de referência para outros estados brasileiros.

"Outra vertente que trabalhamos é a qualidade. Assim como o cacau está trilhando resultados importantes, fruto da dedicação dos produtores, e nossa contribuição tem sido dada nesse aspecto, a partir da evolução da qualidade e da verticalização da produção é possível maior rentabilidade ao agregar valor no mesmo pedaço de terra, além de atrair os jovens. Mais esse encontro veio para fomentar sobre qualidade, empreendedorismo, turismo e agregação de valor para as comunidades rurais", frisou o secretário.

Empreendedorismo no café

A consultora especialista do Sebrae/ES, Daniela Burkhard, ministrou sobre "Empreendedorismo no café – como iniciar seu negócio de café torrado e moído?". Daniela explicou que hoje existe uma grande oportunidade para qualquer pessoa empreender, principalmente com a tecnologia e, também, ultrapassar as barreiras da venda pelo atravessador, agregando valor naquilo que os produtores estão produzindo, ao criar produtos que tenham um diferencial maior no mercado.

"O mercado é muito aberto, hoje em dia não existem mais barreiras como antigamente, quando tinha quem produzia e quem comprava para manufaturar e vender. Com o advento da Internet, o mercado se expandiu, de forma que não tem como mensurar. O produtor tem condições de fazer desdobramentos do seu produto, haja visto que hoje o café pode estar como bebida e até como produto de comida. Não existem barreiras para o empreendedor criar algo que ele vai ter um rendimento maior que vender apenas na saca", disse a especialista.

Turismo local

Carlos Alberto Altoé, produtor e torrefador de café do município de Castelo, explanou sobre "Agroturismo: como o café pode incrementar o turismo local?". O produtor comentou que existe um público consumidor de cafés especiais que vem aumentando ano a ano. Se for feito um comparativo de consumo de café tradicional, há um registro no aumento de vendas de 3,5% a 4% ao ano e, quando se trata da linha dos cafés especiais esse percentual é de 15% a 17%, dados que mostram que existe um mercado promissor.

"Junto com isso, o produtor pode transformar a propriedade em uma parte turística, montando, por exemplo, uma cafeteria, a apresentação da propriedade, mostrando o processo do café, permitindo o consumidor conhecer como se comporta toda a cadeia produtiva, desde a produção até o processo final da torra. O primeiro passo para isso é o produtor entender como se faz café especial, o que se tem na propriedade que pode ser aproveitado e quais investimentos são necessários", explicou Altoé.

Qualidade do café

O tema "Qualidade: como produzir cafés com qualidade superior?" foi ministrado pelo especialista em café / pesquisador do Incaper, José Altino Filho, que levou ao encontro garrafas com cafés para o produtor provar e entender sobre os problemas que são colocados na bebida, como a fumaça e o mofo, quando não são aplicadas as práticas corretas.

"Desde 2017, o caminho de qualidade tem sido trilhado e a organização dos produtores têm promovido uma melhoria significativa na qualidade da bebida. O Município de Linhares tem um planejamento com metas que estão sendo alcançadas e a Secretaria de Agricultura tem novos projetos, com parceria do Incaper, para colocarmos em prática ainda este ano, como o treinamento de qualidade para o produtor sobre bebida e a reconhecer defeitos, por exemplo", disse o pesquisador.

O diretor da Secretaria Municipal de Agricultura, o engenheiro agrônomo Rafael Breda Buffon, também palestrou sobre qualidade do café e apresentou ações realizadas e seus resultados alcançados pela prefeitura ao longo dos anos, com foco na produção de qualidade do café. Informou, também, sobre o 5º Concurso de Qualidade do Café Conilon de Linhares e da 6ª edição do Concurso de Qualidade de Amêndoas de Cacau que estão com inscrições abertas.

Participação na SIC

O produtor Lúcio Passamani, vencedor do Linhares Coffee 2021, acompanhou a neta, Ariadna Passamani Benicá, que esteve presente na Semana Internacional do Café (SIC), e falou sobre a experiência em participar da SIC, um dos prêmios recebidos no concurso. Passamani destacou que o concurso é um incentivo aos produtores e que os dias de campo e treinamentos levam ao produtor informações para melhoria da bebida para o consumidor e para a renda do produtor.

"Me ofereceram um valor muito bom na saca do café especial que venci o concurso devido a qualidade ser muito boa. Que mais iniciativas como estas sejam realizadas pela prefeitura", disse o produtor, lembrando que participará mais uma vez no concurso.
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Estudante de medicina mata pai e mãe a facadas em Vila Velha Estudante de medicina mata pai e mãe a facadas em Vila Velha
  2. 2

    2 - Cacau de Linhares é destaque no maior evento de chocolate do Brasil Cacau de Linhares é destaque no maior evento de chocolate do Brasil
  3. 3

    3 - Chuva: prejuízo estimado supera R$ 88 milhões na agropecuária capixaba Chuva: prejuízo estimado supera R$ 88 milhões na agropecuária capixaba
  4. 4

    4 - Idaf apresenta dados do Crédito Fundiário para Conselho de Desenvolvimento Rural Idaf apresenta dados do Crédito Fundiário para Conselho de Desenvolvimento Rural
  5. 5

    5 - Marcos Garcia defende implantação de centro de educação rural em Linhares Marcos Garcia defende implantação de centro de educação rural em Linhares
  6. 6

    6 - Ager promoverá Workshop sobe Segurança de Barragens no próximo dia 04 Ager promoverá Workshop sobe Segurança de Barragens no próximo dia 04

Enquete

Resultado

Você sabe diferenciar uma fake news?


  • Sim
  • Não

 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca