596 06/06/2020 às 09:00

Agroindústria linharense é certificada para comercializar seus produtos em todo estado

Redação Em Dia ES

O estabelecimento é classificado como Abate e Industrialização de Pescados especializado em produção de Filé de tilápia
Agroindústria linharense é certificada para comercializar seus produtos em todo estado. Foto: Divulgação
A Fera Pescado, localizada na Lagoa das Palminhas, interior de Linhares, foi a segunda agroindústria do município a receber o certificado de inclusão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES). A conquista permitirá a comercialização de produtos para todo o Espírito Santo.
 
O estabelecimento, classificado como Abate e Industrialização de Pescados especializado em produção de Filé de tilápia, iniciou seu processo de regularização junto à Secretaria Municipal de Agricultura, via S.I.M em 2015. Em meados de 2019, deu início ao trabalho de adequação para sua inclusão ao Susaf.
 
A inclusão do estabelecimento no Sistema possibilita que seja comercializado seus produtos em todo território capixaba, ampliando o mercado consumidor e contribuindo para o fortalecimento das agroindústrias familiares e de pequeno porte, agregando valor aos produtos e ampliando a renda das famílias.
 
A Fera Pescados, administrada pela família do Vagner Fereguetti, produz peixe congelado - filé de tilápia. Hoje, a produção média mensal é de 2,5 mil quilos e a expectativa agora é dobrar a produção nos próximos dois anos.
 
"Durante um ano trabalhamos atendendo todas as exigências do S.I.M, fazendo as adequações e cursos de treinamento de nossos funcionários para conseguirmos a certificação. Com a pandemia tivemos uma retração do mercado, porque nosso público são os restaurantes e bares da cidade, que retomou com sua reabertura. A nossa proposta com o Susaf é atingir as redes de supermercados e, principalmente, Vitória", disse Vagner.
 
A coordenadora do S.I.M, Luiza Vargas Forzza Miguel, disse que a regularização das agroindústrias e ampliação de mercados, por meio dos registros e do serviço de inspeção, são prioridades do Plano Municipal Agropecuário. Em Linhares, 10 agroindústrias possuem o S.I.M e, duas delas, o certificado Susaf.
 
"A adesão de mais estabelecimentos ao Susaf, assim como a desburocratização do licenciamento ambiental, vem para fortalecer as agroindústrias e, quem sai ganhando é a economia regional, pois permitirá a abertura do mercado e o aumento da produção, gerando benefícios para toda cadeia produtiva, nesse caso específico da piscicultura. Quem ganha também é o consumidor que com a garantia da qualidade higiênico-sanitária dos produtos", disse a coordenadora.
 
Para reconhecer um produto de origem animal devidamente registrado no S.I.M, ele deverá possuir o carimbo do Serviço de Inspeção no rótulo. Essa identificação é o primeiro passo para garantir que o consumidor esteja adquirindo um produto saudável e seguro. Para os estabelecimentos incluídos no Sistema, seus produtos deverão ter a logomarca do Susaf acompanhado do carimbo do S.I.M.
 
Susaf e S.I.M
Linhares foi o primeiro município do Norte e o 6º do Espírito Santo a receber o reconhecimento de equivalência para adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES), concedido pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), conforme Portaria nº 004 de 20 de agosto de 2019.
 
Com a adesão, o sistema permiti ao Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M), da Prefeitura de Linhares, que atua na fiscalização e formalização dos estabelecimentos processadores de produtos de origem animal, a inclusão da agroindústria ao Susaf, possibilitando assim a comercialização dos produtos fora do município.
 
 
 

Fique em dia

  1. 1

    1 - Cacau de Linhares é destaque no maior evento de chocolate do Brasil Cacau de Linhares é destaque no maior evento de chocolate do Brasil
  2. 2

    2 - Chuva: prejuízo estimado supera R$ 88 milhões na agropecuária capixaba Chuva: prejuízo estimado supera R$ 88 milhões na agropecuária capixaba
  3. 3

    3 - Idaf apresenta dados do Crédito Fundiário para Conselho de Desenvolvimento Rural Idaf apresenta dados do Crédito Fundiário para Conselho de Desenvolvimento Rural
  4. 4

    4 - Marcos Garcia defende implantação de centro de educação rural em Linhares Marcos Garcia defende implantação de centro de educação rural em Linhares
  5. 5

    5 - Ager promoverá Workshop sobe Segurança de Barragens no próximo dia 04 Ager promoverá Workshop sobe Segurança de Barragens no próximo dia 04
  6. 6

    6 - Cadela da PRF morre de parada cardíaca por causa de fogos após vitória do Flamengo Cadela da PRF morre de parada cardíaca por causa de fogos após vitória do Flamengo
 
 
 
 

Filme em Cartaz

 

BOLETIM

Receba nossas notícias por e-mail.

)
Logomarca