Nascido na ilha de Vitória, ES - casado, dois filhos. Morador do Sítio Histórico de Vila Velha, na Prainha
Manoel Góes Neto - presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha, diretor no Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo. Articulista, produtor cultural, membro da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do ES, curador independente, marchand, palestrante e escritor. Nascido na ilha de Vitória, ES - casado, dois filhos. Morador do Sítio Histórico de Vila Velha, na Prainha.
Acompanhe abaixo a entrevista com escritor Manoel Góes:
Joacles Costa: Quando você percebeu o gosto pela leitura e principalmente pela escrita?
Manoel Góes: Quando fui apresentado às obras de Machado de Assis pelo meu pai, quando estava me preparando para o vestibular da UFES nos anos 70.
Joacles Costa: O que lhe motivou a escrever este livro?
Manoel Góes: Registrar em crônicas e ensaios todo o meu sentimento de amor pelo meu ES, em especial a minha cidade de Vila Velha, resgatar a nossa história e os nossos anseios por uma cultura melhor e maior. Contribuir para o fortalecimento da identidade capixaba e canela-verde.
Joacles Costa: Todo escritor tem sua marca, algo que faz se destacar entre os demais. Qual seria a sua?
Manoel Góes: Escrita simples e objetiva.
Joacles Costa: Você tem referências literárias?
Manoel Góes: Machado de Assis, Nelson Rodrigues, Rubem Braga, Bernadette Lyra, dentre outros.
Joacles Costa: Que tipo de medida(s) você acha necessária(s) tomar para incentivar a cultura da leitura?
Manoel Góes: Tudo parte da escola e na família. Professores leitores e família leitora formam novos leitores.
Joacles Costa: Quando começou a escrever Com a Sorte da Palavra, a história já estava pensada e esquematizada ou você deixou sua imaginação fluir à medida que colocava as palavras no papel?
Manoel Góes: sempre gostei de escrever crônicas e ensaios. Em 2015 tive a minha publicação e jornal. E continuo até hoje. Reuni algumas publicações de 2015 à 2018 e editei este meu primeiro livro. Já tenho outras publicações de 2018 a 2020 reunidas para um próximo livro. E também estou escrevendo um romance sobre o histórico "Parque Moscoso" de Vitória, ES.
Joacles Costa: Quais são os seus projetos para o futuro?
Manoel Góes: Pretendo continuar escrevendo, incentivando a leitura e poder colaborar em instituições culturais voluntárias, e até, se for possível, em uma equipe de governo, estadual ou municipal na área cultural.
Título: Com a Sorte da Palavra
Autor: Manoel Góes
Manoel Góes mostra em seu primeiro livro a inquietude em promover a cultura em suas diferentes faces, nos mais variados eventos que promoveu, organizando lançamentos literários, debates, mostras de artes, de artesanato, folclore e palestras. A obra é dividida em seis partes: Cultura, Ensaios, História, Livros, Patrimônio e Voluntariado, buscando sempre celebrar e homenagear a cultura capixaba.
Ano: lançado em setembro de 2020, de maneira virtual.
Páginas: 147 páginas
Preço: R$ 39,00 ESGOTADO
Editora: Cousa Editora
O que você está lendo no momento? Estou lendo "Fama Volat" - Romance de Francisco Grijó, escritor capixaba.
Revisão de texto: Max Maciel
O artigo publicado é de inteira responsabilidade exclusiva de seu autor e não representam as idéias ou opiniões do site EMDIAES.